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Quando vocês começam a pensar nos lançamentos de Natal?
Se a sua resposta é “no 2º semestre”, sinto lhe dizer que pode já ser muito tarde.
Na pesquisa Ceias Natalinas Brasileiras, nós identificamos que a refeição em família mais relevante do ano começa a ser planejada com até 1 mês de antecedência – comportamento que se encontra de Norte a Sul do Brasil.
Para colocar comida boa à mesa, as pessoas se planejam, fazem vaquinhas, traçam planos de cardápio colaborativos e se preparam com muita antecedência.
Pense rápido: você sabe o que irá comer em 15 dias?
No período que antecede o Natal, esta resposta é sim.
É por isso que seus lançamentos sazonais para o Natal têm que estar disponíveis, visíveis e bastante salientes já em Novembro – porque é ali que começa o planejamento da Ceia de Natal no Brasil.
E como esse lançamento acontece em novembro? Tem que começar o projeto agora – parece longe, mas restam apenas 9 meses. Para boa parte dos alimentos, nem shelf-life (sem ser acelerado) consegue fazer mais.
Mesmo que a sua empresa nunca tenha feito lançamentos neste período, é hora de repensar.
O Natal é o período de maior dispêndio de alimentos do ano para as famílias, que tem ceias numerosas, com até 20 pessoas, gastando entre R$51 a R$200 per capita.
O Natal é o período de maior dispêndio em alimentos no ano para brasileiros e brasileiras – e muitas empresas aproveitam a época festiva para realizar lançamentos e serem protagonistas da Ceia.
Mas será que você entende realmente como é a Ceia Natalina Brasileira?
Entre dezembro/23 e janeiro/24 a Manbu conduziu uma pesquisa inédita sobre a Ceia Natalina Brasileira – ou eu deveria dizer, as ceias?
No ano de 2023, nós nos colocamos o desafio de entender como são as Ceias Natalinas nas cinco regiões brasileiras, a partir da perspectiva do Food Design e da Antropologia do Consumo. Para isso, conduzimos uma pesquisa de abrangência nacional, que recrutou mais de 130 pessoas aficionadas pela Ceia Natalina – nossos Ceia-Lovers.
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Através da comunidade Ceia-Lovers e mais de 15h de entrevistas em profundidade, nós entendemos a complexidade que intermeia as escolhas para a Ceia – desde os preparativos, que podem começar até 1 mês antes, passando pela escolha de alimentos sustentáveis e orgânicos e quais são os pratos, bebidas e guarnições mais representativos por Estado.
O Estudo de Consumo Ceias Natalinas Brasileiras está pronto para abastecer o seu pipeline de inovação do ano!
O que você irá encontrar neste Estudo de Consumo:
🔹O que é uma Ceia Natalina no Brasil?
🔹Perfil dos Ceia-Lovers: dados demográficos, rotinas e tradições.
🔹A evolução histórica das Ceias Natalinas
🔹Ceias de Natal retratadas na literatura nacional
🔹Antes da Ceia: como são os processos de planejamento e preparação dos pratos da ceia
🔹Rituais, Simbolismos e escolhas éticas presentes na Ceia
🔹Canais de Distribuição
🔹Cardápios das Ceias Natalinas
🔹no Sudeste
🔹no Sul
🔹no Centro-Oeste
🔹no Nordeste
🔹no Norte
🔹Top insights e ações possíveis.
O Estudo vai para você em um ebook com mais de 160 páginas, que conta com a participações especiais do Comer História e da Capitu vem para o Jantar.
Os resultados desta pesquisa podem ser expandidos com uma sessão de ideação de novos produtos para o Natal (remota ou presencial), conduzida por mim junto ao seu time de Inovação.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
No episódio desta semana da Rádio Sra Inovadeira, você descobre os principais insights desta pesquisa.
Um papo para lá de gostoso e cheio de boas sacadas, que conta com a participação de Ana Carolina Rodrigues (Head de Pesquisa da Manbu) e Amanda Iamaguchi (Auxiliar de Inovação e Projetos).
O sincretismo religioso, a pluralidade de culturas, a imensa extensão territorial são apenas alguns dos fatores que nos indicam que não existe uma única Ceia Natalina – e sim, milhares, espalhadas pelo país, expressando a nossa heterogênea Cultura Alimentar.
Uma Cultura que molda o que comemos, que é o resultado da nossa estrutura social atual, muito mais do que escolhas individuais.
E você? Sabe como as pessoas fazem escolhas para a sua Ceia Natalina?
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
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