Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Visionários e visionárias, seres criativos e iluminados, fora da caixa, prontos para arrebentar o mercado de alimentos, frustrados por operações mastodônticas, decisões tomadas no infinito e além, erros fenomenais, perpetuados ad eternum, e aquele altar monumental à Deusa Ajudadora dos Novos Produtos, cheio de velas e oferendas.
(a Deusa é faminta.)
Você pode ver reflexos disso de alto a baixo no Brasil – e, no muro das lamentações de visionários, já apareceu, por exemplo, aqui, aqui e aqui. “Não inovar” parece medalha de honra ao mérito por estas bandas: todo mundo quer a sua no final da corrida…
“A empresa não tem qualquer protagonismo no mercado, mas vamos colocar aqui essa medalhinha no peito porque ela gera empregos e ao menos sobrevive, não é?” (#sqn)
…razão pela qual o Sra Inovadeira foi criado.
Contudo, nos últimos tempos, tive oportunidades únicas.
A primeira, de participar do 15º Food Innovate Summit em Amsterdam, e ouvir em primeira mão os casos de inovação como a CuccinaBarilla, Véo, Foodpairing, Propercorn, Flavorwiki e outras mais que vêm por aí.
Essa oportunidade me disse que a inovação em alimentos é possível, tanto em start-ups quanto em baleias-azuis.
A segunda oportunidade, mais recente, foi participar de uma reunião de conselho de alimentos em uma Federação de Indústrias aqui no Brasil (sem citar nomes, but you do the math).
Somente diretores e donos de empresas de alimentos – fui com aquela expectativa. Finalmente vou poder ver em primeira mão aquilo de que os visionários tanto lamentam.
E o que eu escutei na tal reunião não foi nada promissor. Aparentemente, não inovamos no Brasil porque o governo não deixa. Empresas grandes não têm onde fazer testes. Nossas leis são mais restritivas do que de outros países. O Estado é muito grande e ineficiente e não deixa a indústria andar.
Enquanto as lágrimas rolavam pelo rosto, a Deusa Ajudadora dos Novos Produtos estendia um lenço àqueles pobres senhores grisalhos (em sua maioria). Eu fiquei perplexa e não consegui ficar calada – big mouth strikes again – quando um dos senhores falou que as pequenas empresas não conseguiam inovar.
E então eu entendi porque o Sra Inovadeira é o muro das lamentações.
Como disse Barry Calpino, o fator singular mais importante para que uma empresa seja inovadora é o apoio da liderança sênior. Não existe inovação sem este apoio.
Contudo, assim como você, sou uma visionária. Eu acredito no Lado Bom da Força e na capacidade que as pessoas têm de mudar o mundo ao seu redor. Eu acredito – mesmo – no poder da influência positiva, da persistência e resiliência.
Eu acredito é na rapaziada.
Eu acredito em você.
Você pode mudar este cenário, desde que acredite na Força também.
Aqui está o seu caminho, Pequeno Padawan.
Eu quero que você seja o líder desta mudança na sua empresa, que seja o criador dessa nova realidade. Que coloque a barra mais alta para si mesmo e também para a organização em que trabalha. Eu quero que você acredite nos seus sonhos e saiba que eles são possíveis. Que acredite você tem a possibilidade de mudar este cenário, mesmo quando se sente podado o tempo inteiro.
Hoje estamos iniciando um projeto especial aqui no Sra Inovadeira: uma série em que vários especialistas e eu responderemos à pergunta:
Teremos 15+ posts, em formato texto, vídeo e live, tratando de mudanças necessárias para a inovação acontecer, tanto na esfera pessoal, quanto na técnica. Teremos novos capítulos a cada quarta-feira.
O que já está programado:
E mais algumas surpresas que vêm por aí… 😉
Nós vamos lhe ajudar nesta jornada, Pequeno Padawan. Mas quem dá o primeiro passo é você.
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
A série foi pensada numa sequência lógica, para que você possa implementar as mudanças conforme for exercitando seus músculos de liderança e influência na empresa.
Portanto: leia o post, adapte para a sua realidade, e já o coloque em prática. É fundamental tirar este projeto do papel – a mera leitura dos posts não irá tornar a sua empresa mais inovadora (por mais velas que eu acenda à Deusa).
Para tirar o projeto do papel, forme um grupo de estudos com diversos olhares. Faça um esforço para estender este projeto além do setor onde você trabalha, e convide à discussão os colegas da Qualidade, Produção, Vendas, Administrativo, Contabilidade, Engenharia, Manutenção.
Onde houver um visionário, há um novo ponto para esta rede de inovação.
Compartilhe este post com os rebeldes, os inconformados, os sonhadores, o que pensam grande, os que se sentem tolhidos, os que já cansaram.
Compartilhe este post para que vocês criem a primeira célula de inovação da empresa – você verá, durante a série, que esta será uma das ferramentas mais importantes na liderança deste processo.
Após ler o post da semana, façam uma sessão de discussão para adaptar as ferramentas propostas para a realidade de vocês. E, principalmente, executem. Tirem essas ferramentas do papel.
Acompanhe o projeto também no Youtube, Instagram e Facebook , onde serão compartilhadas informações adicionais do projeto. Teremos lives no Facebook, vídeos no Youtube e exemplos de novos produtos no Instagram.
Nas diferentes mídias, nós veremos este assunto por vários ângulos – e você sabe que cada pessoa da sua equipe reage diferentemente a cada tipo de conteúdo. Abuse desta plataforma trans-mídia.
Até semana que vem
😉
(que vai sendo atualizado conforme a publicação das iniciativas)
Introdução e Modo de Uso
Iniciativa 1 – Estimule a (sua) Curiosidade (e ao redor de você)
Iniciativa 2 – Alimente a sua Criatividade
Iniciativa 3 – Dialogue com o Usuário da sua empresa
Iniciativa 4 – Diga menos Não
Iniciativa 5 – Seja um Intraempreendedor
Iniciativa 6 – Circule na Empresa (e fora dela) e encontre as mentes inovadoras
Iniciativa 7 – Engravide os Projetos antes de apresentá-los
Iniciativa 8 – Procure apoio interno na Liderança Sênior
Iniciativa 9 – Comece Pequeno
Iniciativa 10 – Ferramentas de Inovação que dão certo na prática
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
Cristina. Neste dia em que o Moinho Sangalli está iniciando uma nova fase em sua trajetória. Inovando e compartilhando a construção da nova área comercial desta empresa de 68 anos de mercado, consigo ler tudo o que você escreveu e as palavras me encoraja a não desistir nunca. Muito obrigada.
…APÓS DÉCADAS DE PLENA “ESCURIDÃO”, SINTO QUE A ESPERANÇA ESTA ENTRE A GENTE (MERCADO DE ALIMENTOS), AQUI, VISIONÁRIOS.
QUE O “GRANDE CRIADOR” CONTINUE A NOS PROPORCIONAR ALÉM DO TEMPO, PESSOAS ENGAJADAS NAS SUAS CRENÇAS PESSOAIS RUMO A INOVAÇÃO.