Receba insights e boas práticas sobre inovação de alimentos
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
A velha questão “seres humanos serão substituídos por robôs?” ganha um novo combatente, e agora na área de P&D de alimentos: a empresa chilena NotCo. Fundada em 2015, a empresa emprega inteligência artificial em uma das etapas de desenvolvimento de produtos e dominou a mídia brasileira de negócio em 2019. Você já tinha ouvido falar deles aqui no site em 2018.
Outros exemplos do uso da inteligência artificial – ou de alguma forma de automação de processos – que já apareceram aqui incluem a Flavorwiki e a Foodparing. No Horizonte 19 Food este ano, discutimos também a Nuritas, que auxiliou a Basf no desenvolvimento de peptídeos bioativos.
No caso da NotCo, esta inteligência ganhou até nome: ao melhor estilo Homem de Ferro, chama-se Giuseppe (em homenagem ao pintor renascentista Giuseppe Arcimboldo).
Usar a Inteligência Artificial no desenvolvimento de novos produtos é uma forma de garantir ou predizer mais sucesso no mercado? Que vantagens uma companhia pode ter no uso desta tecnologia?
Usar Inteligência Artificial nos permite otimizar e acelerar o processo de pesquisa e desenvolvimento das nossas receitas. Com o Giuseppe otimizamos tempo e recursos em relação ao que o ser humano precisaria para buscar as infinitas combinações possíveis de vegetais. Além disso, nos permite explorar uma base muito maior de plantas do que a indústria tradicional usa.
(Vale reforçar que o impacto da inovação é uma função do tempo em formato de U invertido – ou seja, há um pico ótimo para o lançamento de produtos, algo que já discutimos aqui.)
Poderia nos contar alguns casos de desenvolvimento e como os produtos se comportaram no mercado?
A base de dados do Giuseppe é tão extensa que nos permite recriar qualquer alimento à base de ovos, leite ou carne. E, com isso, podemos adaptar nossos lançamentos de acordo com o mercado em que estamos. Estamos estudando o paladar do brasileiro e o que ele gostaria de ver no mercado. Isso significa que, mais para frente, podemos lançar por exemplo um leite condensado à base de plantas.
Nossos produtos têm uma receptividade boa no mercado. No Chile, a NotMayo se tornou a terceira marca mais vendida em apenas um ano. E desde que começamos as vendas por lá, em março de 2017, já aumentamos três vezes a nossa produção.
Que partes do desenvolvimento de um produto o Giuseppe é capaz de substituir? A etapa inicial de ideação e a análise sensorial para decisão da melhor formulação são substituíveis?
O Giuseppe otimiza a parte de pesquisa e desenvolvimento dos produtos, mas não a substitui completamente, ela ainda existe. A análise sensorial é feita por nossos chefs, cientistas e consumidores.
O Giuseppe é capaz de encontrar os ingredientes vegetais que deveríamos combinar, e como combinar, de tal forma que imite quase à perfeição um produto de base animal. Seu trabalho consiste em delimitar o espaço de busca de combinações – que são muitas -, baseadas em ingredientes vegetais e suas proporções. Além disso, existem módulos, que tentam predizer os aspectos sensoriais das fórmulas geradas (por exemplo: cor, sabor) e também uma possível preparação sugerida para os chefs.
O software está ou estará disponível para serviços para outras empresas interessadas? Há aplicações fora do mercado de alimentos?
A NotCo estará presente na Mesa da Inovação do Horizonte 20 Food – evento que irá discutir o que 2020 reserva para o mercado de alimentos. Ele vem super-recheado de atividades e inspiração para você criar um 2020 mais inovador!
Vozes do Horizonte + Mesa da Inovação + Desafio Visionários + Construindo Horizontes: um evento experiencial, em que você constrói junto conosco os cenários futuros para o mercado de alimentos.
Venha fazer muito networking com mais de 300 líderes: o Horizonte 20 Food, edição São Paulo, já tem inscrições abertas aqui.
Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo sobre inovação de alimentos
Juntos podemos causar um grande impacto através de pequenas ações: compartilhe e espalhe a mensagem.
E mais: participe da comunidade privada de +12000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos.
Sem spam. Só inovação.
Deixe um comentário