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Na primeira semana de maio, aconteceu em São Paulo a feira APAS Show – o principal evento brasileiro voltado ao setor varejista. Por lá, empresas de todos os segmentos procuram mostrar seus produtos e serviços para seus atuais e possíveis clientes. É um evento bastante tradicional no Brasil, que conta com a participação das principais empresas brasileiras – e, tradicionalmente, é o momento escolhido para o lançamento oficial de produtos.
Como já havia feito com a FISA 2016, eu rodei os pavilhões observando os lançamentos de alimentos de empresas de diversos portes. Todo o tipo de produto estava por lá: de bolos prontos a guloseimas, de vinhos a cerveja para cachorro, todos os tipos de queijo, pães, carnes e biscoitos. É uma festa para quem se interessa em inovação de alimentos!
Eu estive na feira no primeiro e segundo dia a convite do nosso cliente Docile – uma empresa jovem, bem estruturada e bastante preocupada com a Qualidade e Inovação. Aos colegas e amigos da Docile, meu muito obrigada pelo convite e pela recepção nestes dois dias de feira! Enquanto estive no stand, fiquei sabendo que a empresa está se preparando para um lançamento inovador que me deixou muito curiosa (e até ansiosa!). Contudo, esse vocês terão que esperar, não posso contar por enquanto 😉
Para facilitar a leitura, vou dividir os lançamentos conforme a sua categoria de produtos. Se você não foi à Apas Show ou se não pode visitar todos os stands, vem comigo nesta viagem pela inovação de alimento no Brasil (versão 2017!).
Empresas tradicionalmente associadas ao chocolate (Nestlé, Garoto, Mondelez) tinham lançamentos… incrementais, digamos assim. 😛
Eu me empolguei mesmo quando fui visitar a Banana Brasil, querendo provar o snack com que eles concorreram no ano passado ao FI Innovation Awards. Qual não foi a minha surpresa quando me deparei com uma linha de chocolates na empresa!
Veja bem: até pouco tempo atrás, a Banana Brasil era uma empresa de banana-passa e outros derivados da banana. Pois a empresa está passando por um forte ciclo de reinvenção e inovação, no qual lançou barrinhas de nuts, barrinhas proteicas, snacks salgados saudáveis e agora uma linha de chocolates.
A linha de chocolates, especialmente, chama a atenção. Os produtos usam um empilhamento de características que os torna únicos – e faz com quem esta tenha sido uma das propostas mais ousadas da APAS Show.
Vamos à pilha:
Alguém desvia a água da Banana Brasil para as demais empresas de alimentos? É dela que eu quero beber!
Continuando no chocolate, aposta inovadora de sabor na linha gourmet 1891 da Neugebauer também: a empresa está lançando o sabor Tropical – chocolate branco com flocos de banana. Eu sou fã do chocolate da empresa, pois no meio de tanto chocolate seco, sem brilho e esfarelento que vemos atualmente nas gôndolas, a sua linha é brilhante, cremosa e tem a doçura adequada.
A Neugebaeur é uma das empresas mais antigas do Rio Grande do Sul e dá gosto de ver esta capacidade de se reinventar e buscar o novo. (além de que a pessoa puxa a sardinha mesmo para a empresa onde trabalha uma das nossas visionárias – que fez o curso de Inovação de Alimentos em Lajeado).
E como classificar a Santa Helena – mãe da amada e idolatrada Paçoquita, um dos produtos mais icônicos do Brasil? Pois bem: na linha tradicional, a Santa Helena continua expandindo as possibilidades do amendoim, trazendo agora ao mercado um amendoim petisco em embalagem tipo bandeja e um doce espalhável de amendoim com chocolate…
…que tem a sua contrapartida na linha saudável Cuida Bem, com creme de amendoim meio amargo com nibs, creme de amendoim com coco e quinoa, creme de amendoim com maçã e canela. Além destes, uma barra de banana com chia e quinoa.
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Na entrevista com a Flavia, que trabalha com Trade Marketing, descubro que a empresa mantém um Núcleo de Inovação realmente multidisciplinar: P&D, Marketing, Qualidade, Compras, Financeiro, Produção: pessoas que só trabalham neste núcleo dedicado.
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E, para eu me apaixonar de vez pela empresa, como a Flavia define a linha Cuida Bem:
Estamos aprendendo muito.
Quando uma empresa tradicional como esta se lança ao novo e entende que ainda lhe resta coisas para aprender – e que faz este aprendizado acontecer – eu sei que existe ressonância no Universo das ideias que saem aqui do canal. <3
Para completar, mais uma empresa da terrinha: a Bom Princípio Alimentos com um stand super bacana, e um atendimento para lá de caloroso da Cassiana. A empresa fabrica pastas e doces de frutas, recheios forneáveis, geleias e outras coisas muito gostosas. Gostei de ver os lançamentos de Recheio Forneável de Damasco com bastante fruta em pedaço, a Geléia Gourmet de Maracujá com Pimenta (meu produto preferido) e a Geleia Gourmet de Alho Caramelado.
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A matéria sobre a Apas Show 2017 continua com:
PRODUTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS
CARNES E PROCESSADOS
BEBIDAS NATURAIS E OUTRAS COISAS LÍQUIDAS BACANAS
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